Como parte da programação do evento internacional: “Jornada Com Três Homens Pretos – Trauma, Ritual & a Promessa do Monstruoso”, que acontecerá na capital baiana, nos dias 1 e 2 de setembro, nesta quarta-feira (30/08), foi realizada uma significativa visita à Pedra de Xangô, patrimônio cultural de Salvador. Nesse encontro, estiveram presentes o professor e filósofo Bayo Akomolafe, o mestre em pensamento sistêmico Orland Bishop, o escritor e terapeuta Resmaa Menaken, e a idealizadora do evento, Victoria Santos. Ao som dos atabaques, em meio à dança e à música, as Matriarcas da Pedra de Xangô deram as boas-vindas aos três homens e à comitiva.

A programação incluiu momentos de culto religioso com rituais como o Padê para Exu e o Amalá de Xangô. Durante esse evento, o pai Josias teve a honra de presentear os três homens com Amuletos Sagrados, que foram cuidadosamente colocados em seus pescoços. Para o pai Josias, essa visita dos três homens ganha extrema importância, uma vez que evidencia a constante luta e o trabalho contra a intolerância, o racismo religioso e as estruturas raciais e institucionais de discriminação. “É uma ocasião de grande emoção, pois reconhecemos que esses homens viajaram até aqui para se encontrarem conosco. Esse é um belo encontro com nosso povo, pois somos descendentes da diáspora. Essa união nos fortalece com uma força única, graças ao nosso grande rei, Obá Xangô.”, expressou emocionado. 

O evento também contou com a presença da historiadora Maria Alice Silva, mestra e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo. Ela apresentou parte de sua dissertação de Mestrado, que versa sobre a Pedra de Xangô como um local sagrado afro-brasileiro em Salvador. 

Maria Alice explicou que a Pedra de Xangô é o primeiro monumento sagrado afro-brasileiro da Bahia a ser oficialmente reconhecido como patrimônio cultural da cidade. Para ela, essa visita representou uma oportunidade de unir os povos e preservar o legado africano: “A Pedra de Xangô é um sítio natural sagrado afro-brasileiro, uma morada dos orixás, voduns, inquices, caboclos e encantados. Este é um ponto de convergência para diversas nações afro-diaspóricas. O evento de hoje mostra essa conexão transatlântica negra. A Pedra de Xangô tem o poder de unir todas as nações, todos os nossos irmãos e irmãs africanos na diáspora.

A Mãe Diala, idealizadora do grupo ‘As Matriarcas’, compartilhou sua perspectiva sobre o encontro com as lideranças negras. Para ela, trouxe momentos de intensa emoção e amor, demonstrando que os povos de matriz africana não estão sozinhos e o quanto é importante a união da população negra.

“Para todos nós, povos de fé, isso é de extrema importância, pois somos todos irmãos e irmãs e precisamos nos unir. Esta é a nossa luta. Também é vital interagir com irmãos e irmãs de outras terras para enriquecer nosso conhecimento sobre nossa cultura. Dessa forma, o encontro na Pedra de Xangô simboliza um poderoso momento de conexão, unidade e respeito pelas tradições ancestrais africanas, refletindo o compromisso com a luta contra o racismo religioso”.

A JORNADA:

O evento internacional: Uma Jornada Com Três Homens Pretos – Trauma, Ritual & a Promessa do Monstruoso será realizado no 1º dia, exclusivamente com homens pretos, no Museu de Arte Moderna (MAM) e no 2º dia, com toda a comunidade afro-brasileira e ativistas, na Senzala do Barro Preto, sempre das 9h às 17h. A programação conta ainda com a presença das baianas: Carla Akotirene, doutora em Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismos, Valdecir Nascimento, coordenadora executiva do Odara – Instituto da Mulher Negra e Nancy Silva, Egbomi do Terreiro Ilê Axé Opô Aganju. O encontro, que contará também com a participação de artistas da Bahia e do Brasil, terá entrada gratuita.

SERVIÇO:

O quê:  Jornada Com Três Homens Pretos – Trauma, Ritual & a Promessa do Monstruoso

Quando:

– 01 de setembro de 2023 | das 9h às 17h | exclusivamente para homens pretos e os que se afirmam como homens pretos.

Local: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) – Av. Lafayete Coutinho, s/n – Comércio, Salvador – BA

Ingressos limitados no Sympla – https://bit.ly/Jornada01-09.

– 02 de setembro de 2023 | das 9h às 17h | para toda a comunidade afro-brasileira e de ativistas.

Local: Senzala do Barro Preto – Rua Direta do Curuzu, 228 – Curuzu, Salvador – BA.

Ingressos limitados no Sympla – https://bit.ly/Jornada02-09.

Entrada Gratuita

Fotos: André Frutuôso